Vidrarias de laboratorio
Pode ser aquecido diretamente no Bico de Bunsen, usado em associação com diversos materiais, como bureta e pipeta e utilizado para criação de culturas e bacterianas.
O balão volumétrico é usado para preparar soluções de concentração rigorosa e para medir o volume de líquidos. Assim, como todo o material de medida exata, não se devem aquecer nem introduzir sólidos no seu interior. Os balões volumétricos são de vidro e as capacidades mais freqüentes são as de 50, 100, 250, 500 e 1000 ml.
Objetivo
Conhecer as vidrarias que serão utilizadas na disciplina, conhecer as técnicas de pipetagem.
Procedimento
Primeiramente conhecemos as vidrarias expostas na bancada, depois o professor nos explicou as técnicas de pipetagem e o procedimento que seria realizado; aspirar 20 ml de uma solução com corante azul utilizando a pipeta junto com a pêra e colocar no béquer.
Para realizar esse procedimento primeiro separamos os materiais que iam ser utilizados; o béquer de 50 ml, a pipeta graduada e a pêra. O grupo foi até a bancada onde estava uma solução com corante azul e um de cada vez montou a pipeta com a pêra e colocamos em prática as técnicas de pipetagem que o professor nos havia ensinado. Aspiramos os 20 ml solicitados cuidadosamente e despejamos no béquer. Após o procedimento realizado organizamos os materiais em seu devido lugar.
Conclusão
Nesta aula conhecemos alguns tipos de vidrarias, aprendemos a manipular a pipeta graduada e a pêra,