Vidraria e equipamentos de manuseio químico
Objetivo: Conhecimento e manuseio das vidrarias e aparelhos utilizados no laboratório e o emprego correto de cada um deles.
Introdução: A química é uma ciência que estuda as modificações e características dos elementos que encontramos na natureza. Esta importante ciência, através de técnicas específicas, desenvolve formas de sintetizar e purificar os elementos químicos. Muitas substâncias químicas são criadas a partir da união de determinados elementos naturais.
Os trabalhos do físico Robert Boyle (1627-1691) serviram como base para o surgimento da Química experimental e anos depois Lavoisier com seu laboratório caseiro onde realizava pesquisa química começa a desenhar e encomendar aos vidreiros e artesãos as aparelhagens de que necessitaria. Hoje podemos observar uma variedade de materiais utilizados em um laboratório de química.
Laboratório é o local construído com a finalidade de se realizar experimentos. Para que as reações químicas ocorram com sucesso e primordial que conheçamos a grande quantidade de peças que denominamos de aparelhagem de laboratório. Cada uma destas peças tem sua função específica e é confeccionada de um determinado material, a maioria em vidro, mas temos também metal, porcelana e plástico. No laboratório há também muitos outros equipamentos, aquecedores elétricos, aparelhos de refrigeração entre outros. Todas estas aparelhagens ou equipamentos são frutos de séculos de desenvolvimento, onde há vidrarias com nomes de seus respectivos criadores.
Química em particular exige do estudante o conhecimento e familiarização com estes materiais, pois serão ferramentas importantes nos desenvolvimentos de pesquisas, experimentos e no próprio estudo prático dos assuntos que estudaremos em sala de aula, esse conhecer é também um procedimento de segurança dentro de um ambiente desconhecido para muitos.
Materiais: Estante para tubos de ensaio, tubos de ensaio, Béquer, Erlenmeyer, funil,