Fogos
Por
Abelardo Vinícius Alves Borges
Luiz Augusto de Moraes Miranda Junior
Engenharia de Produção Turma:
Trabalho elaborado em cumprimento as exigências da disciplina de Química ministrada pela Prof.ª Renildes Matos no curso de Engenharia de Produção na Faculdade UGB.
Local: Campus Nova Iguaçu
Data: 23 de Novembro de 2012
Objetivo
Segurança no Laboratório de Química tem como objetivo fornecer orientações básicas de segurança para todos os usuários do laboratório, visando à redução de danos à saúde e a prevenção de acidentes.
INTRODUÇÃO
Ao analisarmos os riscos de acidentes existentes em um laboratório de química, precisamos considerar tanto os riscos associados à manipulação de substâncias químicas quanto os riscos que envolvem o uso de eletricidade, de fontes de calor, de vidrarias e de materiais cortantes. O manuseio inadequado de substâncias químicas pode provocar acidentes associados à irritação na pele, olhos e vias respiratórias. Além disso, algumas substâncias podem provocar queimaduras, incêndios e explosões.
A exposição de curta ou longa duração a algumas substâncias químicas tóxicas pode resultar em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e no fígado e até mesmo alguns tipos de câncer.
ETAPA I – SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
1.1 - A preocupação com a segurança no laboratório tem por objetivo minimizar e eliminar o risco de acidente. As duas principais causas de acidentes são: ato inseguro e condição insegura.
1.1.1 - O ato inseguro é o não cumprimento de normas de segurança durante o trabalho. A condição insegura é uma falta ou deficiência técnica existente no local de trabalho. 1.1.2 - O descuido, a pressa e a ignorância de possíveis perigos são as causas principais de acidentes em laboratórios. Abaixo alguns dos itens que tornam o laboratório um local com muitos riscos:
- Uso de substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas, muito