VIDEOGAME: UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Gustavo Costa Teixeira
Discente do curso de Geografia modalidade Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG / gustavo.costa.t@hotmail.com
Resumo
Cada vez mais a população brasileira vai se prendendo dentro de casa, devido aos discursos da violência e do individualismo da era neoliberal, e atrelado a isso aumenta o número do uso de computadores e jogos eletrônicos nos lares brasileiros, dentro deste contexto procurou se entender o benefício dos videogames, outras formas de utilizá-lo, não apenas como um objeto de diversão já que hoje em dia, é comum as pessoas jogarem através dele como mera distração, para passar o tempo e por ser comum o uso deste, este trabalho visa refletir sobre a relação dos jogos com o ensino de geografia e os jogos.
Palavras Chave: Ensino de geografia, jogos, aprendizado
Sabe-se que o videogame além de proporcionar lazer, também nos enriquece culturalmente, uma vez que os jogos se passam em um determinado contexto social, político e econômicos que apesar de ser ficção pode estar relacionados com a realidade presente e ou histórica e talvez até futura. E é a partir da análise deste contexto que os conteúdos geográficos podem ser explorados auxiliando na construção do conhecimento escolar. Essa atividade foi desenvolvida dentro do programa do PIBID1 com os estudantes dos 2º anos do ensino médio da Escola Estadual Judith Vianna, no município de Alfenas, Minas Gerais. Os alunos foram levados para a Universidade e em um laboratório com computadores a atividade foi realizada, primeiramente eles assistiram uma aula sobre os games e depois jogaram com orientação dos Pibidianos. Depois foi solicitado aos alunos um trabalho em que deveriam analisar um jogo e apontar onde está a geografia dentro deles, com isso foi possível mensurar se o trabalho obteve sucesso.
Os jogos sempre apresentaram uma discussão em sua evolução, seja relacionada a falta de atividade física