Vidas Secas
Fabiano e sua família formada pela esposa Sinha Vitoria, os filhos conhecidos como Menino mais novo e Menino mais velho, cachorrinha Baleia e o papagaio , caminham sob o sol quente do nordeste, encontram uma casa abandonada e ali se abrigam ate passar a passagem do período da seca.
Passagem do período passa e com isso vem a chuva, aparece o dono da terra expulsando Fabiano e sua família da casa. Para continuar ali na terra, Fabiano oferece-se para trabalhar nas terras como vaqueiro, ele recebe roupas, animais de criação e alguns produtos para iniciar o serviço, assim ele e sua família fica instalada definitivo na fazenda.
Os produtos que Fabiano e sua família consumia era oferecida pelo armazém da fazendo do patrão , mas com preços muito altos, por isso Fabiano resolve ir ate a cidade comprar algumas coisas, um militar conhecido como Soldado Amarelo o convida para jogar baralho, os dois se dão mal no jogo e a policia desconta em Fabiano o prendendo, ao chegar em casa, Sinha Vitoria esta de mau humor inconformada pelo ocorrido.
A família tem alguns momentos de alegria e felicidade, isso acontece por exemplo quando o inverno chega trazendo chuva, a ameaça da cheia causa preocupação em Sinha Vitoria, a família se dirige a cidade numa festa, mas não se sentem a vontade de ficarem ali, e Fabiano se sente revoltado de ficar ali, mas ele sabe controlar sua fúria.
Ao desconfiar que tem erros no seu pagamento, Fabiano vai reclamar com o patrão, o que causa a sua demissão, arrependendo –se mais tarde do que havia falado pede desculpas e recupera seu serviço, em outro momento ele reencontra o Soldado Amarelo que tinha se perdido do campo, e vê a oportunidade de se vingar da prisão injusta. Mas no entanto acaba por reconhecer a autoridade do policial que deve ser respeitada e mais um vez ele contem a sua fúria. As aves de emigração que cortam os céus em certa ocasião funcionam como prenúncios da seca, a família se prepara para uma nova fuga,