Vida
Este trabalho foi elaborado com base no método de estudo de caso aplicado a uma empresa paraibana de médio porte, inserida no setor de revestimento cerâmico, conforme as seguintes etapas: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa de Campo para coletar dados e Análise das informações.
A pesquisa bibliográfica, executada para levantar dados secundários, fez uso principalmente do aporte teórico de autores clássicos que descrevem o PCP, como RUSSOMANO e MACHLINE.
No processo de coleta de dados, fez-se uso de entrevistas semi-estruturadas, um misto entre a entrevista focalizada que aborda um tema específico, e a entrevista estruturada que se desenvolve "a partir de uma relação de perguntas" (GIL, 1987). Para o caso específico deste trabalho, foi escolhido como respondente o responsável pela área de Produção da empresa.
Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico adotado, o que possibilitou uma avaliação mais precisa do processo produtivo da empresa selecionada. Considerações finais
Através do estudo realizado, constatou-se que a empresa apresenta características de produção do tipo contínua, ou seja, a produção é feita em grandes lotes com poucas interrupções no processo. Esta característica influencia diretamente o controle da produção que deve ser realizado com o máximo de eficácia possível, garantindo o funcionamento do processo sem a ocorrência de paradas.
A respeito do Planejamento e Controle da Produção, constatou-se que a empresa não apresenta as características formais, descritas na literatura, realizando estas atividades, desde a programação até o seu controle, de forma bastante simplificada e não claramente delimitada, sendo, inclusive, algumas fases distribuídas aos setores responsáveis pela produção. A utilização desta forma simplificada justifica-se, principalmente, pela necessidade de redução de custos, o que comumente acontece nas empresas de revestimento cerâmico, impulsionando-as a inovarem quanto a planejamento e