vida
O que é dialética :segundo o dicionário Aurélio: s.f. Arte de argumentar ou discutir. / Maneira de filosofar que procura a verdade por meio de oposição e conciliação de contradições (lógicas ou históricas)
Hegelianismo, a corrente filosófica que ganhou forma a partir dos pensamentos de Hegel, ganhou muito espaço na cultura contemporânea. Seu reflexo na humanidade atingiu vários pontos e foi recebido de várias maneiras. De acordo com o Hegelianismo, haveria uma identidade entre racional e real, o que significa que a realidade seria absolutamente justificável em todas as suas manifestações. Um ponto importante para abarcar essa explicação seria o processo dialético, que permite uma interpretação da realidade através da síntese dos opostos.
O Hegelianismo gerou também a ideia de uma autoconsciência absoluta, sob a qual a humanidade caminharia em sentido à razão continuamente. Tal pensamento liga-se a outro que acredita que a história é a realização de um plano providencial no qual os povos vencedores são integrantes de um evolucionismo de essência divina. A realização terrena dessa forma divina ocorreria através dos Estados.
A complexidade, que pode até parecer paradoxal, do Hegelianismo gerou uma série de correntes interpretativas. Seus seguidores se dividem em vários grupos que, por vezes, rivalizam entre si. O Hegelianismo Ortodoxo dá continuidade aos pensamentos de Hegel sem alterá-los em nada. O Neo-Hegelianismo retém o idealismo e defende a totalidade do estado. O Hegelianismo de Esquerda destaca a dialética e critica a religião. E o Marxismo, corrente mais influente do século XX, conserva toda a dialética, mas dá ao homem o papel de sujeito da história.
Hegel ->dialética na modernidade como logica,