vida
O ciclo da violência é composto por três fases.
Fase 1 - EVOLUÇÃO DA TENSÃO
Atitude do agressor: conduta ameaçadora e violenta, com agressões verbais e destruição de objetos da casa.
Fase 2 - INCIDENTE DE AGRESSÃO
Atitude do agressor:
Tensão além do limite, comportamento descontrolado, agressões de grande intensidade e ausência de auxílio à vítima. A cada novo ciclo as agressões se tornam mais violentas.
Fase 3 - COMPORTAMENTO GENTIL E AMOROSO
Atitude do agressor:
Arrependimento e medo de ser deixado pela vítima. Torna-se extremamente atencioso e carinhoso. Faz promessas de mudança e de uma vida feliz. A cada novo ciclo a duração dessa fase diminui.
HOMEM
ÓDesrespeito
ÓMachismo
ÓAlcoolismo
ÓDrogadição
ÓFalta de carinho
ÓAgressividade
ÓIndiferença
ÓHumilhação
ÓAutoritarismo
ÓBrutalidade
Segundo Monica L. Zilberman e Sheila B. Blume autoras do artigo Violência
Doméstica, abuso do álcool e substâncias psicoativas, o uso de álcool e drogas pode favorecer atitudes violentas por causa dos efeitos que provocam nas pessoas que as consomem. Entretanto, elas alertam que não pode ser feita uma relação causal, ou seja, de que as substâncias causam a violência. As autoras apresentam dados que associam o consumo de substâncias psicoativas e a violência doméstica.
O álcool freqüentemente atua como um desinibidor, facilitando a violência. Os estimulantes como cocaína, crack e anfetaminas estão freqüentemente envolvidos em episódios de violência doméstica, por reduzirem a capacidade de controle dos impulsos e por aumentar as sensações de persecutoriedade. O uso de álcool parece estar envolvido em até 50% dos casos de agressão sexual. Homens casados violentos possuem índices mais altos de alcoolismo em comparação àqueles não violentos.
Estudos relatam índices de