economia
DE
ECONOMIA II
Podemos definir a palavra economia como a ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços, ou seja, quer dizer que estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as
necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las. O conceito de economia está em constante estudo e análise dos problemas dos humanos enquanto a que coisa produzir, que quantidade, para quem e quando fazê-lo. Para um melhor entendimento, podemos ver de forma mais exata a verdadeira função da economia, que consiste em dar os critérios mais racionais, depois de estudar o explicado anteriormente, para que os recursos existentes escassos sejam repartidos da melhor maneira possível e de forma eficiente.
Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade. Recursos ou fatores de produção:
1) Recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial),
2) Capital (máquinas e equipamentos utilizados na produção),
3) Terra (recursos naturais),
4) Tecnologia (estado da arte, conhecimento técnico global).
Existem duas maneiras de análise pela qual a economia pode tratar como as pessoas físicas e a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, sendo elas: a microeconomia e a macroeconomia.
A microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores (demanda).
Ex: Atua na formação dos preços em mercados específicos.
Além da formação de preços, a microeconomia procura também justificações para a existência de falhas