Trabalho sobre o Idoso
O idoso é uma pessoa considerada de terceira idade. A organização mundial da saúde considera o idoso ou classifica como idoso cronològicamente pessoas com mais de 65 anos de idade.
A violência contra pessoas idosas é uma violação aos direitos humanos e é uma das principais causas de lesões, doenças, perda de produtividade, isolamento e desesperança. Quando se fala em violência contra as pessoas idosas, pensa-se imediatamente na violência física, mas esta não é a única, pois há inúmeras formas de violência, veladas e mascaradas. A violência também pode manifestar-se como psicológica, econômica, moral, sexual, pode ser familiar, social, institucional, estrutural e pode resultar de atos de omissão e negligência. Muitas vezes não a reconhecemos, pois os idosos têm importância menor num mundo que valoriza o vigor e a beleza da juventude. Sem perceber, tornamos os idosos cidadãos de segunda classe. Mesmo com leis avançadas, seu descumprimento desqualifica sua importância como cidadãos: "Apesar da existência do Estatuto do Idoso, os idosos continuam a ter seus direitos desrespeitados, sendo tratados, por vezes, como crianças ou pessoas incapazes" (Mirian Trindade, CMI de João Pessoa, PB).
TIPOLOGIA DA VIOLÊNCIA Na cartilha produzida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos "Violência contra Idosos – o Avesso de Respeito à Experiência e à Sabedoria" escrita pela professora Maria Cecília Minayo, são definidas as tipologia das diversas formas de violência contra a pessoa idosa. São elas:
• Violência Física: é o uso da força