Trabalho Sobre O IDOSO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 12
4 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho iremos trabalhar a Politica Nacional do Idoso, observando o grande crescimento desta parte da população no Brasil e também no Estado do Piauí, especificamente na capital do Estado Teresina, a estimativa de vida, as doenças e os tratamentos aos quais esses usuários são submetidos, o convívio familiar, o fenômeno da violência contra a pessoa idosa, conhecer quem são os seus agressores, e as transformações que tem ocorrido no seu perfil demográfico e epidemiológico. Veremos a promulgação da Constituição Federal de 1988, conhecida como a Constituição Cidadã e as mudanças que ocorreram a partir desta, como o tripé da seguridade, onde os cidadãos passam a ser assistidos pelos seus direitos e não mais como filantropia, pois a partir da constituição Cidadã, a saúde passa a ser um direito universal, a previdência um direito dos contribuintes e a assistência social para quem dela necessitar. Observaremos também o as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa que trazem consigo a ideia de compartilhamento de responsabilidades com o envolvimento da família, da sociedade, da comunidade e do Estado.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com o Art. 8º do Estatuto do Idoso, o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.
As transformações demográficas ocorridas nos últimos anos mostram uma tendência do envelhecimento da população brasileira. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos países em desenvolvimento, é considerada idosa a pessoa que tem 60 (sessenta) anos ou mais de idade, o que significa uma experiência singular. E essa é constituída uma faixa etária que mais cresce no Brasil e em todo o mundo. No Brasil, no período de 1950 a 2025, o número de idosos deverá ter um acréscimo em 15 (quinze) vezes,