Vida
Biologia (bios + logos) é a ciência que estuda a vida em seus mais diversos aspectos (no que consiste, como se dá o funcionamento de um organismo vivo, como se comporta, do que é constituído e etc.). A biologia moderna teve seu surgimento com os naturalistas do século XIX e seus estudos sobre os organismos vivos, suas origens, e como diferiam dos objetos inanimados, tendo em vista o fato de ambos serem constituídos de átomos, e, portanto, também sujeitos às leis da natureza.
Uma coisa é certa: de forma geral, é fácil diferenciar um organismo vivo de um objeto inanimado. Mas o que é vida? Infelizmente, ainda não sabemos responder ao certo.
Porém, sabemos quais são as características mais fundamentais dos seres vivos:
No que diz respeito à sua composição, os organismos são constituídos de matéria, e essa matéria está sujeita às leis da natureza que regem o funcionamento do universo (gravidade e etc).
Os átomos que constituem os organismos são principalmente: CHONSP. Excetuando o H, esses elementos não estão dentre os elementos mais abundantes do universo, mas são aqueles que possuem as propriedades físico-químicas capazes de formar as moléculas biológicas requeridas para que haja vida (aminoácidos, carboidratos, lipídios e etc.).
A unidade básica dos organismos vivos é a célula. Uma célula consiste de um compartimento membranoso microscópico preenchido por um material gelatinoso onde ocorrem os processos químicos essenciais para a vida. Os três componentes básicos de uma célula são a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
Existem dois tipos de células:
Procarióticas: as mais simples. Não possuem um envoltório nuclear. OBS: Pode ser que algumas bactérias possuam uma organela semelhante ao acidocalcissomo!
Eucarióticas: as mais complexas. Possuem envoltório nuclear e uma série de compartimentos membranosos internos, as