Vida
1- Transladação de Enoque
Enoque da família de Adão viveu 365 anos e gerou a Matusalém (homem que viveu mais tempo no mundo 969), e Enoque andou com Deus até que um dia não apareceu mais, sendo assim arrebatado por Deus. Em Hb- 11.5-6 diz que pela fé Enoque foi translado (de um lado para outro) alcançando testemunho de que agradara a Deus. É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe sim.
Embora saibamos pouco dele já tomamos conhecimento que Enoque é apresentado a nós como exemplo de fé e de piedade.
O verbo “andar”, vem do vocábulo hebraico “Klh” – (halak), que além de outros sentidos tem o sentido de “caminhar aproximadamente”, “caminhar junto de”, “conduzir”. Este sentido nos traz a idéia de proximidade, comunhão. Enoque desfrutava de uma comunhão íntima com o Senhor. Caminhava junto dele. Note que o fato de Enoque “ter andado com Deus” é relatado duas vezes nesta declaração breve de Gênesis.
As condições necessárias para andar com Deus:
Fé, como enfatizada em Hb 11.5, “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus”. A fé foi a característica básica da vida de Enoque. Como é que podemos andar com um companheiro invisível, a não ser por fé? A palavra “fé” é “pistiv” – (pistis) no grego e nos dá a idéia de “convicção”, “fidelidade”, “confiança”. Enoque possuía uma tremenda confiança em Deus e em sua Palavra. Embora ainda não houvesse a palavra escrita, entendemos que Deus falava diariamente com seu servo. Precisamos nos espelhar nos exemplos dos heróis da fé.
Harmonia, Am 3.3, “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Para que haja uma verdadeira harmonia entre duas pessoas, e mais especificamente aqui entre a Pessoa de Deus e a pessoa do homem, é necessário que o homem esteja de acordo com os princípios ordenados por Deus em sua Santa Palavra. Qualquer questionamento em