Vida e obra de robert hooke
VIDA E OBRA DE
[pic]
ROBERT HOOKE
INDICE
BIOGRAFIA.
REALIZAÇÕES.
CRONOLOGIA DE HOOKE.
BIBLIOGRAFIA.
BIOGRAFIA
Nasceu em Freshwater na ilha de Wight em Inglaterra. Robert era filho do reverendo John Hooke - religião anglicana - e foi o penúltimo dos seus quatro filhos. Seu pai suicidou-se em 1648, deixando ao filho uma quantia de 100 libras, pois, tinha em mente que seu filho pudesse tornar-se um relojoeiro.
Embora tenha vivido quase setenta anos nunca foi muito saudável. Sofria de sinusite, bronquite e enxaquecas. O seu desempenho na escola foi condicionado pelo seu estado de saúde. Desde novo se interessou pela mecânica dos aparelhos, possuía uma aptidão inata para construir brinquedos mecânicos e mecanismos de relógios.
Depois da morte do seu pai, em 1648, partiu para Londres onde foi acolhido por Richard Busby que leccionava na Westminister School. Tornou se então seu pupilo e estudou matemática, latim Grego e Hebreu. Frequentou a universidade de Oxford, onde foi aceite na Royal Society onde se debatiam vários temas como ciências. Hooke expunha a Royal Society as suas experiências, demonstrações e discursos.
Teve várias profissões tais como: assistente de Robert Boyle (que também pertencia a Royal Society), supervisor da reconstrução de Londres depois do Grande Fogo que devastou a cidade em 1666. Além de ser supervisor foi também arquiteto de vários edifícios como a Royal College of Physicians e o Bedlam Hospital. Paralelamente as suas profissões continuou interessado nas ciências e desenvolveu teorias em diversas áreas.
Durante a sua vida fez alguns inimigos como Isaac Newton e Henry Oldenburg. Acusou publicamente Oldenburg de ter revelado o segredo sobre o mecanismo de molas de um relógio que estava a desenvolver. As suas desavenças com Newton começaram quando Hooke rejeitou a nova