Governança de ti
1. Principais Conceitos * GTI consiste em estrutura organizacional, liderança e processos que garantam que a TI sustente e amplie os objetivos e estratégias organizacionais; * GTI é definida como uma estrutura de relações e processos que dirige e controla uma organização, a fim de atingir seu objetivo de adicionar valor ao negócio através de gerenciamento balanceado do risco com o retorno do investimento de TI; * GTI é a capacidade organizacional de controlar a formulação e a implementação de estratégias de TI e indicar a direção apropriada para a obtenção de vantagem competitiva para as organizações; * Não trata como as decisões são feitas, mas de determinar quem é o responsável por uma decisão (direito de decisão), quem a alimenta (direito de entrada) e como pessoas ou grupos se mantêm responsáveis em seus papéis; * É o grau para o qual a autoridade de tomada de decisão é definida e compartilhada entre a gerência e os gerentes de processos nas organizações de TI e de negócio, com a finalidade de criar prioridades e alocar os recursos.
Resumindo:
* Distribuição de direitos e responsabilidades do processo de decisão entre os diferentes stakeholders1 na organização. * Regras e procedimentos para tomar e monitorar decisões no ambiente de TI estratégica.
Stakeholders: qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto. Ex.: Gerente de projetos, Patrocinador de projetos, Equipe de projetos e clientes etc.
2. Responsabilidades * Desempenho * Resultado * Riscos
A GTI precisa ser estruturada de forma a atender as necessidades organizacionais, ou seja, apresentar um mecanismo que viabilize os vários papéis e relacionamentos entre os aspectos envolvidos, visando uma maior adequação à estrutura organizacional.
É necessário considerar os valores do stakeholder no estabelecimento das estratégias, pois são eles que determinam e direcionam as ações que terão valor