Vida e obra de pestalozi
Ovide Decroly nasceu em 23 de Julho de 1871 em Renaix (Bélgica) e era filho de um industrial de origem francesa. Os primeiros anos da sua vida foram passados no meio de um grande jardim onde o pai o iniciou nos trabalhos manuais. Era um estudioso das realidades do mundo, foi um naturalista muito expressivo no seu tempo e a influência destas ideologias repercutiram-se na sua actuação profissional e na sua obra durante toda a sua vida.
A música e a medicina eram fortes inclinações de Decroly e muito influenciaram o seu pensamento e personalidade.
Em 1896 diplomou-se em medicina na Universidade de Gand, continuou os estudos em Berlim e depois em Paris, onde se especializa em doenças nervosas. Ao regressar à Bélgica em 1901, cria na sua própria casa uma escola para crianças “deficientes”. Em 1907 funda “L’École de l’Hermitage”.
Estas iniciativas permitem-lhe viver em contacto directo com os seres a observar, e é com eles que desenvolve e aplica as teorias de globalismo e dos centros de interesse que são os pressupostos psicológicos, com base nos quais, Decroly desenvolve a sua pedagogia. Participou activamente na vida científica. No 1º Congresso Internacional de Calais de 1921, dá o seu contributo para a fundação da Liga Internacional da Educação Nova. Exerceu funções na Universidade Livre de Bruxelas, na Escola de Estudos Superiores, foi médico inspector no Ministério da Justiça (Protecção da Infância) e no Departamento de ensino especializado na cidade de Bruxelas.
Decroly foi um severo crítico da escola do seu tempo e comparava-a a um quartel silencioso e autoritário. Para ele, a educação e a sociedade deveriam estar em interacção constante, devendo a escola ser um prolongamento da vida.
O essencial para Decroly é que as crianças aprendessem a aprender e gostassem de aprender. A sua Pedagogia é muito favorecida pela expressão artística. Depois de uma vida dedicada à Educação, morre em Bruxelas no ano de 1932.
2. Obra
Decroly sempre se negou