Pestalozzi
Denize Alves Alós
Profª Nathalie Schneider
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Pedagogia/EAD/Semipresencial/Ped.0721 – Prática do Módulo I
23/05/2013
RESUMO
O presente trabalho apresenta um estudo sobre Pestalozzi e seu grande amor a pedagogia. Ele intervém na história da Pedagogia e conseguiu uma audiência superior a qualquer outro dos educadores contemporâneos por ter sabido definir e praticar alguns dos princípios do ato educativo. Pestalozzi tem um lugar excepcional na história das idéias pedagógicas.
Palavras-chave: Pedagogia. Educação. Afeto. Amor materno.
1 INTRODUÇÃO
Pestalozzi foi um dos precursores da pedagogia moderna, influenciou profundamente todas as correntes educacionais, segue sendo referência até os dias atuais. Fundou escolas, cativava a todos para a causa de uma educação para todos, sem previlégios. Para Pestalozzi, a criança era um ser puro, com uma essência divina que deveria ser amada para atingir a plenitude.
Pestalozzi costumava comparar os dons do professor ao do jardineiro, que devia providenciar as melhores condições externas para que as plantas seguissem seu desenvolvimento natural, com a idéia de que a semente traz em si o “projeto” de toda a árvore. 2 Biografia de Johann Heinrich Pestalozzi
Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça. Depois da morte de seu pai o cirurgião Johann Baptist Pestalozzi, Pestalozzi e seus irmãos foram criados pela mãe e pela governanta em meio a muitas dificuldades econômicas.
Tanto a vida quanto as obras de Pestalozzi estão intimamente ligadas à religião.
Cristão devoto e seguidor do protestantismo, chegou a se preparar para o sacerdócio, mas abandonou a idéia em favor da necessidade de viver junto da natureza e de experimentar suas idéias a respeito da educação. Mas, porém seu pensamento permaneceu ligado da crença na manifestação da divindade no ser humano e na caridade, que ele praticou