nascimento de um estrela
R: Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.
2. Quais questionamentos que o uso desses alimentos desperta?
R: A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas. Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas. Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas.
3. Como deve ser rotulado um alimento transgênico para ser comercializado?
R: Muitos transgênicos estão chegando à mesa dos consumidores sem as devidas informações. Todos os consumidores têm o direito de saber o conteúdo do produto que está consumindo e as consequências disso, inclusive qual foi a técnica empregada para a melhoria daquele alimento.
4. Qual a diferença entre transgênico e OGM (organismo geneticamente modificado)?
R: Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma região de outro organismo. Por exemplo, uma bactéria pode ser modificada para expressar um gene bem mais vezes. Isso não quer dizer que ela seja uma bactéria transgênica, mas apenas um OGM, já que não foi necessário inserir material externo.
5. O que são os testes genéticos? Para que servem? Quais doenças eles podem identificar?
R: Testes genéticos são todos os testes voltados à análise de Ácidos Ribonucleicos, que são o DNA e o RNA, através destes testes podem-se descobrir patologias futuras ou até mesmo heranças patológicas, pode-se desvendar identidade de pessoas mortas, pode-se fazer também um teste de paternidade que é feito através do DNA, dentre outras.
Rastreio de Perturbações de Manifestação Tardia: É feito para detectar doenças que se manifestam mais tarde ou já na idade adulta. Enquanto umas são causadas por um