Historia submersa
Em fevereiro de 1864 no atracadouro da bateria Marshall no estado da Carolina do Sul, zarpou ao entardecer um equipamento submerso e preguiçosamente rumando fora da barra da baia, ao encontro dos navios da União que na época interferiam o acesso ao importante porto sulista, em meio a guerra civil americana. O silencioso e estratégico ataque resultou na época o naufrágio de um navio ianque e vários mortos, isto poderia ter ficado escondido como vários fatos da historia que não são revelados até os dias de hoje. Apesar do importante ataque ao navio ianque para história naval americana, o submarino rapidamente desapareceu após esta ação. Segundo Granchi (1989, p. 77), “Hunley como fora batizado, foi o primeiro submarino da historia a afundar um barco inimigo”.
O submarino fora construído em uma época que a engenharia naval era precária e sua movimentação era propulsionada por força humana, sua navegabilidade também era comprometida, sendo que a tecnologia náutica da época era primitiva, a lapidação e a otimização do material utilizado na fabricação do mesmo deixava a desejar. Em épocas anteriores a construção de submarinos não geravam resultados, algumas máquinas afundavam antes mesmo de se aproximarem do atracadouro.
O submarino confederado Hunley, navegava impulsionado por uma hélice carenado, acionado por um eixo-manivela girado por oito voluntários, extremamente fortes, a velocidade atingida era de 5 nós e a sua profundidade máxima de mergulho atingida era de 10 pés ou seja 3,3 metros, se chega-se a mais certamente na suportaria a pressão. (COSTEAU, 1989, p. 151). Seus mecanismos eram todos operados manualmente, principalmente a expulsão de água acumulada dentro do submarino que era realizada por um dos tripulantes, as escotilhas eram vedadas com estopas oleadas. O comandante do Hunley era o sujeito que não fazia esforço, cuidava apenas dos