Resumo sobre As Cruzadas
3º Bimestre
As Cruzadas
No final do século X, os muçulmanos governavam um imenso território que ia da península Ibérica à Índia. Entre suas posses estava Jerusalém, considerada sagrada por judeus, cristãos e muçulmanos.
Sob o governo dos árabes, os judeus e cristãos eram bem recebidos, até 1078, quando outro povo muçulmano tomou Jerusalém, eram os Turcos Seljúcidas.
Eles eram um povo nômade da Ásia Central que eram récem convertidos ao islamismo. E no século XI, eles migraram para o Mediterrâneo e atacaram os territórios bizantinos e árabes.
Em 1095, o papa Urbano II convocou os cristãos do Ocidente para conquistar Jerusalém, o papa pretendia trocar a ajuda dos bizantinos pela retomada do controle sobre a Igreja do Oriente. Como resultado, alguns meses depois do pedido de Urbano II dois grandes exércitos foram formados. Começava a Primeira Cruzada.
O Primeiro grupo de cruzados partiu do Ocidente em 1096.
Como ficou conhecido o primeiro grupo de cruzados? Cruzada Popular ou Cruzada dos Mendigos.
Eles confiavam na fé para conseguir a vitória, e após muitos problemas chegaram ao Oriente. Mas sem experiência militar (porque a maioria era camponeses) foram massacrados pelos turcos.
O Segundo Grupo era formado por nobres, por isso ficou conhecido como Cruzada dos Nobres. Aproveitando a desunião das forças muçulmanas, os cavaleiros reconquistaram os territórios bizantinos tomados pelos seljúcidos na Ásia Menor. E comprindo o plano papal, a maioria desses territórios foi devolvida ao Ímpério Bizantino, mas não ocorreu a esperada submissão da Igreja oriental ao papa.
Em 1099, Jerusalém foi tomada pelos cruzados. Os comandantes da Primeira Cruzada implantaram Estados vassalos do Reino Latino de Jerusalém e distribuíram terras entre os cavaleiros.
Apesar de movidos em grande parte pela fé religiosa, os cruzados cometeram grandes atrocidades no Oriente. Nas guerras medievais havia muita violência. O saque das riquezas dos vencidos eram