chico Buarque e suas musicas
Francisco Buarque de Holando mais conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), é um músico, dramaturgo e escritorbrasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). as você conhece as histórias por trás das músicas de Chico? Entre os escafandristas de Futuros Amantes e a catatonia de Já Passou – como destaca Pedro Gonzaga –, algumas circunstâncias por trás de composições são conhecidas. Outras, nem tanto. ZH escolheu cinco músicas de Francisco Buarque de Hollanda e conta as histórias que o levaram a escrevê-las, com ajuda do livroChico Buarque – Histórias de Canções, lançado em 2009 por Wagner Homem.
1. Apesar de Você, uma das poucas músicas "realmente de protesto"
Exilado na Itália, Chico Buarque via de longe a ditadura militar governar o Brasil. Viu Gilberto Gil e Caetano Veloso serem presos e depois exilados em Londres, Vinícius de Moraes ser aposentado de seu cargo no Itamaraty por conta do AI-5 (editado no regime militar (1968 eu acho). Era uma "lei" parecida com a lei anti terrorismo do Bush. Qualquer cidadão poderia ser preso, interrogado (torturado) mesmo sem ter uma acusação formal contra ele. Todo mundo era culpado até que se provasse o contrário, tudo em nome da "segurança nacional".
Foi nesta época que aconteceram aqueles famosos desaparecimentos de supostos ativistas, revolucionários e guerrilheiros.), as denúncias de tortura e prisões políticas e a posse de Médici, em 1969. Aconselhado por Vinícius de Moraes a voltar "com barulho" ao Brasil, Chico foi recebido no Aeroporto do Galeão, vindo de Roma, por amigos, fãs, pela Torcida Jovem Flu e por uma bandinha, segundo conta o livro Chico Buarque – Histórias de Canções.
De um lado, o compositor via a censura correndo atrás de artistas como ele. De outro, ouvia músicas nacionalistas como Eu te Amo, meu Brasil, de Dom e Ravel, e Pra Frente Brasil, de Miguel Gustavo. Resolveu fazer o que ele mesmo considera uma de suas únicas