Interpretação da música "Um bom conselho" de Chico Buarque
INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA “UM BOM CONSELHO”
PROFESSOR:JOEL ALVES FERNANDES
ALUNA:ANA PAULA RODRIGUES DA SILVA
TURMA:13 TI
INTRODUÇÃO:
Este trabalho compõe-se de uma redação,tendo como base a música “Um bom conselho”,de Chico Buarque de Holanda.
Fiz a redação com base em pesquisas na Internet,sobre a letra da música.
Na redação constam:a interpretação da letra da música e também,minha opinião pessoal.
Interpretação da música “Um bom conselho”
Para fazer esta redação,pesquisei um pouco sobre a música e a vida de Chico Buarque de Holanda.
Constatei que o mesmo presenciou a época da ditadura,então,na letra da música,refere-se a tal época,em que o povo tinha que lutar por seus direitos.
Ele convida a população a lutar,se manifestar.Pede que imitem seus atos e pensamentos,já que ele não aceita a situação e corre atrás de mudança.E também diz para “agir duas vezes antes de pensar”, lembrando o medo que as pessoas tinham de se rebelar,por que poderiam ser presas,mortas...
Quando diz:”Corro atrás do tempo/Vim de não sei onde...”,se refere ao fato de se manifestar contra as barreiras,ao contrário da maioria da população,que,na prática,aceita a situação como está.
No trecho:”Eu semeio o vento/Na minha cidade/Vou pra rua e bebo a tempestade...”,se refere à conscientização de que o que está ocorrendo não está certo.E diz também que vai às ruas lutar contra isso,encarando de frente a situação.
Resumindo,é um convite aos inertes e conformados,a reagirem aos problemas e lutar por um mundo melhor e mais digno.
CONCLUSÃO: Através da análise feita a fundo da letra da música,pude concluir que o compositor refere-se não somente aos tempos da ditadura,mas também aos dias de hoje.Afinal,o povo brasileiro continua sofrido e injustiçado,mas se não levantar da cadeira e reagir,continuará tudo como