efeito borboleta
A famosa frase que remete ao simples bater das asas de uma borboleta num determinado ponto do globo como possível causadora de um tufão do outro lado do mundo, também é uma teoria válida, pois demonstra na prática como pequenas ações podem influenciar o curso natural dos acontecimentos.
É uma teoria onde existe aplicabilidade em diversas áreas, sejam elas convencionais ou não. Está presente em todas as áreas da ciência, desde as extas até as humanas. Encontra-se também em qualquer sistema que tenha propriedades dinâmicas, adaptativas e complexas.
Em suma, o Efeito Borboleta aborda a previsibilidade ou mesmo sua ausência. Na ciência clássica, quando um sistema é linear e fechado, costuma haver possibilidade de previsão dos fatos. Porém, a partir dos estudos de Lorenz, verificou-se que quando feitas pequeníssimas alterações no estado ou nos dados iniciais de sistemas numéricos de programas de computadores, ocorreram mudanças provenientes desta não-linearidade.
O Efeito Borboleta pode ser considerado como a condição inicial da Teoria do Caos. Isto se dá devido à sua propriedade de causa e efeito, onde uma ação obrigatoriamente desencadeia numa reação. Possui este nome devido ao formato que passam a ter os gráficos analisados por conta de movimentos primariamente caóticos, mas que em seguida tornam-se padronizados através de uma série de marcações. Edward Lorenz foi o primeiro a estudar o assunto profundamente.
A famosa frase que remete ao simples bater das asas de uma borboleta num determinado ponto do globo