estatistica
Jucinéia ribeiro
FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
2014
UNIÃO DINÂMICA DE FACULDADES CATARATAS CURSO DE TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
Avaliação da dose efetiva recebida pelo técnico de radiologia no contexto ocupacional
Foz do Iguaçu - Paraná
2014
Introdução
O raio-x possui um elevado valor energético e elevada frequência, isso confere um grande poder de penetração, principalmente de material de baixa densidade. Entretanto, ele não atravessa sem causar “estragos”.
Esses raios são capazes de ionizar átomos como aqueles contidos na molécula de agua, por esse motivo são chamados de radiação ionizante. Quando a agua sofre ionização ela se torna uma substancia muito reativa, iniciando uma reação em cadeia. Como nosso organismo e formado de, pelo menos 70% de agua, essa reação pode atingir grandes proporções.
Os profissionais em radiologia são os responsáveis pelo manuseio dos equipamentos que emitem radiação ionizante para fins de diagnósticos. Deve-se tomar certa precaução no manuseio dos equipamentos, como manter uma distancia significativa da fonte de radiação, quanto mais distante da fonte menor a intensidade dos raios. Quanto maior o tempo de exposição, maior a dose de radiação recebida e maior a probabilidade de desencadear alterações biológicas.
A prevenção através da utilização de matérias de alta densidade, diminuí a dose adquirida durante o procedimento. Um desses materiais e o chumbo devem estar por todos os lados como forma de proteção.
Metodologia
Foi realizado um estudo com 16 indivíduos, para explorar as funções dos trabalhadores, em caráter exploratório descritivo, com medias em valores anuais de um centro hospitalar, este local foi escolhido por possuir varias valências radiológicas, como radiologia convencional, mamografia, tomografia computadorizada (TC),