ACIDENTES DE TRANSITO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DAYANE PEREIRA DE OLIVEIRA
ALTO INDÍCE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM PORTO VELHO
PORTO VELHO
2014
DAYANE PEREIRA DE OLIVEIRA
ALTO INDÍCE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM PORTO VELHO
Projeto de pesquisa apresentado como requisito avaliativo para a conclusão da disciplina Metodologia
Orientador (a): Roxane Dias
PORTO VELHO
2014
SUMÁRIO
1. RESUMO_____________________________________________________4
2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA __________________________________5
3. JUSTIFICATIVA________________________________________________6
4. REFRÊNCIAS _________________________________________________7
RESUMO
O trânsito é um problema que preocupa todo mundo. Além de provocar poluição atmosférica, reduzindo a produtividade do trabalhador. Em 2020, os acidentes de transito serão o terceiro maior problema de saúde publica em escala mundial, perdendo apenas para doenças coronarianas e para depressão, segundo a previsão da OMS.
No Brasil, cerca de 30 mil pessoas morrem por ano em decorrência de colisões de atropelamentos, o que aos acidentes de trânsito o segundo lugar no ranking nacional das causas de mortes prematuras. Mas letais do que ele somente as agressões físicas. Estimativas do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) apontam que três quartos dos acidentes ocorrem em regiões urbanas.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2003), elevados custos econômicos são identificados no que diz respeito a ocorrência de acidente de trânsito nas aglomerações urbanas: cerca de R$ 5,3 bilhões ao ano (U$ 2,4 bilhões em valor de março de 2006), Considerando despesas materiais, médicos-hospitalares, perdas de dias de trabalho, aposentadorias precoces e custos policiais judiciários.
Citamos os cinco principais fatores de risco no trânsito, dirigir sob o efeito de álcool, a