Código de ética de 1993
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Ana Paula Santos
Atividade Coordenada Interdisciplinar I
Código de Ética de 1993
Salvador
2011
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Ana Paula Santos
Atividade Coordenada Interdisciplinar I
Código de Ética de 1993
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Atividade Coordenada Interdisciplinar I do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Rita Nascimento e do(a) tutor(a) Prof. Luciana Silva de Jesus.
Salvador
2011
1 INTRODUÇÃO
O Código de Ética de 1993 foi fruto de um fértil e democrático debate da categoria, que estabeleceu como valor central a liberdade, sinalizando, por seus princípios para uma direção social que busca a construção de uma nova ordem social. Para tanto, exigi-se uma atuação crítica e competência teórica dos assistentes sociais de modo que possam desmistificar o cotidiano e suas relações reificadas pela sociedade capitalista, buscando através da ética, construir estratégias que superem os limites impostos à cidadania, tendo como objetivo a justiça social e a democracia, contudo, vale destacar a importância da interlocução deste Código com os demais mecanismo e instrumentos legais estabelecidos na sociedade e pela sociedade para maior abrangência e efetividade do mesmo.
O Código de Ética e o Projeto Ético-político profissional que regulamentou a profissão de Serviço Social e embasou todo o conteúdo teórico-prático para a formação profissional abriu portas para a efetivação plena da cidadania no campo das relações sociais dos indivíduos e reafirmou acima de tudo o papel tão importante do profissional para a defesa intransigente dos direitos humanos e dos grupos socialmente excluídos e marginalizados das políticas públicas e direitos humanos. O código de ética reafirmou a postura que o