Vida e obra de Clarice Lispector
Biografia:
Nascida na Ucrânia, mudou- se cedo, com a família, para o Brasil. Viveu sua infância em Recife, transferindo-se para o Rio de Janeiro em 1937. Cursou Direito e estreou na literatura com o romance Perto do coração selvagem, obra que foi bem- acolhida pela crítica e que lhe valeu o Prêmio Graça Aranha. Em 1944, viajou para Nápoles, onde serviu em um hospital da Força Expedicionária Brasileira. De volta ao Brasil publicou O lustre. Viveu na Suíça e nos Estados Unidos, vindo fixar-se, depois, no Rio de Janeiro. Sua obra expressa uma visão existencialista da vida humana, versada em vocabulário simples, com uma estrutura frasal elíptica e complexa. Sua ficção transcende o tempo e o espaço, abordando situações- limite em que as personagens expõem suas paixões e seus estados de alma. Para isso, Clarice serviu-se da análise psicológica e do monólogo interior. É considerada uma das mais importantes escritoras da literatura brasileira.
Romances: Perto do Coração selvagem, 1944. Lustre, 1946. A Cidade Sitiada, 1949. A Maçã no escuro, 1961. A Paixão Segundo G.H, 1964. Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres 1969. A Hora da estrela, 1977. Contos e crônicas:
Laços de Família, 1960. A Legião estrangeira, 1964. Felicidade Clandestina, 1971. A Imitação da Rosa, 1973. A Via-Crucis do Corpo, 1974. A bela e a fera, 1979. Literatura infantil: Mistério do Coelho Pensante, RJ, J. Álvaro, 1967. A Vida Íntima de Laura, RJ, Sabiá, 1974. A Mulher que Matou os Peixes, RJ, Sabiá, 1969. Quase de Verdade, RJ, Rocco, 1978.
A hora da estrela
Resumo
Macabéa (Maca) foi criada por uma tia beata, após a morte dos pais quando tinha dois anos de idade. Acumula em seu corpo franzino a herança do sertão, ou seja, todas as formas de repressão cultural, o que a deixa alheia de si e da sociedade. Segundo o narrador, ela nunca se deu conta de que vivia numa sociedade técnica onde ela era um parafuso dispensável.
Ignorava