Vida saudavel
A variedade de pratos da ceia de Natal leva muitos a cometerem exageros na hora de escolher o que comer nas refeições. Apesar de a época ser de festas, é preciso ter cautela para evitar possíveis desconfortos e problemas de saúde após as comemorações.
Segundo a nutricionista Camila Fernandes, nesta época, várias carnes são utilizadas nos pratos principais, como peru, chester, carne de porco, mas é preciso escolher as mais magras e com menos gordura para se manter saudável. “A alta taxa de gordura no sangue está associada a infartos e derrames, por isso, precisa se manter abaixo de 20 mg/dl para que um adulto não tenha problemas. É comum cometer exageros em festas de fim de ano, principalmente com o álcool, que também é muito calórico, mas é necessário que as pessoas se controlem para não prejudicar a saúde”, disse.
A nutricionista Camila Fernandes diz que deve-se escolher apenas um carboidrato entre as opções da ceia natalina (Foto: Marcos Ribeiro)
Camila Fernandes afirma que ao escolher os carboidratos para a ceia é aconselhável optar por apenas um e não fazer várias porções de diferentes pratos. “Tente não misturar os alimentos de um mesmo grupo. Se for comer arroz com castanha, não precisa comer batata também. Em vez de comer peru, chester e carne de porco, escolha apenas uma carne, de preferência, o peito de peru”, afirmou.
Outra dica da nutricionista é usar ingredientes lights na preparação das refeições. “Não influenciará muito no sabor das comidas usar ingredientes lights, como maionese ou leite desnatado. Essa é uma forma de não sair totalmente da dieta”, disse.
Cuidados com a alimentação começam antes da ceia
De acordo com Camila Fernandes, muitas pessoas deixam de comer regularmente nos dias que antecedem a ceia para se alimentarem “sem peso na consciência” nas festas, mas a nutricionista afirma que a opção não é saudável. “Antes do Natal e Ano Novo é necessário manter a alimentação