Trabalhos
COMO/ E O QUE É DOBRADEIRA
Dobradeiras de tubos
As dobradeiras de tubos são um tipo de equipamento utilizado na formação do tubo em várias formas, nomeadamente curvas que são ângulos de 2 º a 90 º, em condições normais. Embora as máquinas e os processos sejam incrivelmente semelhantes, a de dobra da tubulação principalmente difere do tubo de flexão por causa das diferenças entre as tubagens e os tubos.
A tubagem é diferente da tubulação devido ao conjunto de normas diferentes a que são submetidas na fabricação bem como a maneira em que são especificados: tubulação de diâmetro interno (DI) e uma espessura de parede, de diâmetro nominal e espessura da parede, e tubo do diâmetro externo (DE) e espessura da parede. Podem ser de acionamento manual, hidráulico, pneumático ou acionamento elétrico, durante a dobra da tubulação podem necessitar de suporte interno ou externo, para que a seção transversal do tubo seja preservada e não achate pelos vários componentes da máquina de dobra da tubulação. Contudo, o apoio nem sempre é necessário, dependendo da flexibilidade da forma do tubo. Devido a uma ampla gama de aplicações potenciais, essas dobradeiras são vantajosas para as indústrias, tais como: produção industrial, como as cadeiras de rodas citados no projeto e outros os vários componentes de sistemas mecânicos.
Existem muitos métodos diferentes de dobra da tubulação, mas há três tipos principais: máquina de rolo, manual, e rotativos. As dobradeiras manuais também podem ser referidas como a dobradeira prensa cuja função para dobrar o tubo, se dá por meio de pressionar um dado contra a tubulação e forçando-a a se adaptar à forma do molde. Este é um processo de trabalho a frio. Elas de rolo por outro lado dobram por meio de uma série de rolos que são usados para aplicar pressão sobre o tubo e gradualmente forçam o tubo para atingir uma curva. Vários tipos de rolos diferentes podem ser usados. Por último, há as dobradeiras para tubos rotativos, ou