Resenha A estrutura da comunicação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
LEANDRO FERNANDES LOPES
DO AGREGADO DE ATENÇÃO AO PÚBLICO
Resenha apresentada como exigência parcial para aprovação na disciplina Teorias da Comunicação I do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia.
UBERLÂNDIA – 2013
DO AGREGADO DE ATENÇÃO AO PÚBLICO
LASSWELL, Harold D. A Estrutura e a Função da Comunicação na Sociedade. Em: COHN, G. Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: T. A Queiróz, 1987, p. 105-117.
O autor dá importância ao estudo científico do “ato de comunicação”, independente de se analisar de uma forma interpessoal ou mediada. Seu esquema desenvolvido é quem: análise de controle, diz o quê: análise de conteúdo, em que canal: análise de meios, para quem: análise de audiência, com que efeito: análise de efeito.
Lasswell também se atenta em avaliar quais os papéis dos meios de comunicação nas sociedades. Essas funções são: vigilância sobre o meio ambiente, correlação entre as partes da sociedade, transmissão da herança social.
As idéias de Lasswell são derivadas da biologia. Para ele, qualquer ser vivo precisa da comunicação para manter-se em harmonia com o meio ambiente. Os seres vivos passam a ter estímulos externos e os processam de maneira a assegurar a atuação de suas partes especializadas, um exemplo seria o olho.
Nas sociedades também há uma caracterização de funções. Existe, por exemplo, os “sentinelas” que informam o grupo sobre qualquer alteração no ambiente a fim de organizar as reações. Nos países: meio externo (Diplomatas e correspondentes estrangeiros), meio interno (editores, jornalistas) e transmissores (educadores). Segundo o autor, os incentivos apresentados pela comunidade internacional são passados (com perdas e transformações) pelos profissionais nos meios externos aos editores e jornalistas, que os retransferem a população: a comunicação opera como um