Vida pós morte
Mas antes, é bom separarmos fato de especulação. Muitos são os livros e autores que falam da vida no “céu”, mas carecem de embasamento bíblico. Não nos interessa apenas imaginar coisas, pois isso seria apenas mais uma obra de ficção ou, pior, mais uma doutrina religiosa sem fundamento na verdade. Ao contrário, vamos no ater apenas à revelação das Escrituras e ao que pudermos, com base nelas, concluir.
Algumas coisas estão reveladas, enquanto outras não estão. Comecemos pela questão de se haver uma vida após a morte. Jesus chama isso de vida ou morte eternas. Algumas passagens revelam esta doutrina bíblica, mas nenhuma é mais contundente do que a resposta dada pelo Senhor aos Saduceus – os quais não criam na ressurreição. Ele disse: “Por que Deus chama a si de Deus de Abraão, Isaque e Jacó? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!” (Mc 12.27). Em outras palavras, Jesus está dizendo “Para nós, Abraão, Isaque e Jacó estão mortos, mas para Deus, eles estão bem vivos!”. O corpo que temos na terra é apenas uma das representações de nossa vida; quando o abandonarmos, nosso espírito será transportado para um outro tipo de vida.
O estado da alma
Ok, a morte não é o fim, mas e depois? Alguns crentes acreditam que, ao morrermos, entramos em uma espécie de coma espiritual e só acordaremos dele no dia do Juízo Final. Outros acreditam que os mortos já estão gozando de algum tipo de gozo ou sofrimento. O que dizem as Escrituras? Jesus contou uma parábola em que um homem pobre chamado Lázaro morria, assim como um outro homem muito rico. Lázaro foi para o seio de Abraão, mas o rico entrou em sofrimento no Hades.