Vida Moderna
Resumo crítico: Vida moderna “Os verdadeiros interesses e propósitos sociais por trás da incessante busca por qualidade de vida”
Índice de desenvolvimento humano ou IDH, é utilizado para medir a qualidade de vida da população de um determinado lugar. Mas o que seria qualidade de vida ?
Na realidade não existe um único conceito que defina completamente qualidade de vida, pois a mesma vai muito além de ter saúde e ter uma casa pra morar.
Os tempos mudaram e com eles os conceitos. Surgiram novas necessidades associadas à felicidade e ao bem-estar. Ter saúde já não basta, tem que ter o corpo perfeito, usar roupa da moda e ter o carro do ano.Viver bem nos tempos modernos é ser aceito pela sociedade, é estar dentro de um grupo social. E para isso é necessário mudar seu estilo de vida.
A imposição de padrões sociais não é de hoje. Surgiu no período entre guerras como dispositivo normalizador e seletor, sendo conhecido por Eugenia.
Durante o nazismo, era comum a existência de campos de extermínio para massacrar judeus, ciganos, homossexuais, deficientes e minorias religiosas e étnicas. Afim de, perpetuar um padrão racial e comportamental.
Ao contrário do que se pensa a eugenia continua presente nos dias atuais, dessa vez como uma ‘’cara nova’’ e sustentada por dois pilares principais: a mídia e o capitalismo.
A mídia projeta uma vida perfeita com pessoas ,corpos e relacionamentos perfeitos. Simultaneamente a “doutrina capitalista’’ semeia na população a cultura do consumo desenfreado. E os espectadores absorvem essas informações de tal modo que, se não conseguirem alcançar esse ideal , entram em desequilíbrio. Fica evidente que, a busca pelo novo conceito de qualidade de vida acarreta uma série de mudanças cotidianas que geram estresse e automaticamente uma vida conturbada. É exatamente aí, que a qualidade de vida é afetada. Uma vez, que essa depende do bem estar físico, psíquico e social do indivíduo.
O