trololololsf

1266 palavras 6 páginas
EXERCÍCIOS - LIGAÇÕES IÔNICAS E LIGAÇÕES COVALENTES

01. Os elementos X e Y, do mesmo período da tabela periódica, têm configurações eletrônicas S2 p4 e s1 , respectivamente, em suas camadas de valência. a) A que grupo da tabela periódica pertencem os elementos X e Y? b) Qual a fórmula empírica (fórmula mínima) e o tipo de ligação formada do composto constituído pelos elementos X e Y. Justifique sua resposta.

02. Faça a distribuição eletrônica dos elementos a seguir e indique se eles possuem tendência a formar cátions ou ânions e forneça a carga elétrica que cada íon iria adquirir no caso de estabelecer uma ligação com outro elemento. a) 19K – potássio c) 13Al – alumínio e) 38Sr – estrôncio b) 53I – iodo d) 16S – enxofre f) 15P – fósforo

03. Indique a fórmula e o nome de todos os compostos iônicos formados que podem ser obtidos a partir dos cátions e dos ânions formados pelos elementos fornecidos no exercício anterior.
Dado: os nomes do cátions é igual ao nome dos respectivo e o nome dos ânions nesse caso, leva o sufixo eto: Iodo – iodeto, enxofre – sulfeto e fósforo – fosfeto.

04. Em relação à formação de substâncias iônicas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)
1. As substâncias iônicas são necessariamente substâncias compostas ou compostos químicos.
2. As substâncias iônicas podem ser simples
4. A fórmula do NaCl(s) indica uma molécula de cloreto de sódio. 08. O átomo isolado de magnésio- 12Mg: 1s2 2s2 2p6 3s2 – é instável, porém o cátion magnésio isolado – 12Mg2+: 1s2 2s2 2p6 – que possui configuração eletrônica igual à do gás nobre neônio – 10Ne: 1s2 2s2 2p6 – possui maior estabilidade.
16. O que torna uma substância iônica estável é a formação do retículo cristalino que ocorre com liberação de energia devido à atração elétrica entre íons de cargas opostas.
32. As substâncias iônicas são formadas por uma quantidade imensa e

Relacionados