Vida marinha
há tubarões em portugal?
O meu primeiro Guia da Vida
Marinha responde a estas e muitas outras questões sobre o que existe no fundo do (nosso) mar
Já cOnheces O sebarrinha?
O meu primeiro Guia de Vida Marinha
Quando fores ao Parque Marinho não te esqueças de: - Levar o teu primeiro guia de campo; - Levar máscara e tubo respirador; - Colocar protetor solar; - Usar chapéu; - Não levar nenhum animal ou planta para casa!
HABITATS
roaz-corvineiro
choco sebas pradaria marinha espirógrafos
fundo arenoso ascídia caramujo anémona-noturna ouriço-do-mar linguado
safias floresta de algas
bodião ouriços-do-mar golfo golfo judia (fêmea) robalo cistoseira cistoseira
fundo rochoso
anémona
safia
2
HABITATS | FAUNA
O meu primeiro Guia de Vida Marinha
HABITATS
Os habitats são locais onde os seres vivos crescem naturalmente. Proporcionam alimento, abrigo e condições de reprodução. A tua casa é o teu habitat! No teu primeiro guia de campo podes conhecer quatro habitats muito importantes do Parque Marinho. (1) Pradarias marinhas: são formadas por plantas marinhas que crescem em fundos de areia. (2) Florestas de algas: são formadas por algas castanhas gigantes que crescem em fundos rochosos. (3) Fundos de areia: são habitats formados por areia que se modificam de acordo com os ventos e com as correntes. (4) Fundos rochosos: são habitats formados por rochas.
As pradarias marinhas
(1) e as florestas de algas (2) são a casa de muitos animais marinhos. Servem de esconderijo e são ótimos abrigos para os animais marinhos deixarem os seus ovos. São também um petisco delicioso para peixes e para aves marinhas. São muito importantes para o ser humano, como tu, e para os animais e as aves que vivem no oceano. Muitos dos animais que nascem e que crescem nas pradarias marinhas e
FAUNA MARINHA
A fauna marinha são todos os animais que vivem no oceano. No teu primeiro guia, podes conhecer um pouco