Produção do aço
O que é fundição?
“Arte e ciência do fundidor, o qual funde metais e procede ao seu vazamento ou injeção em moldes onde são solidificados com a geometria e estrutura cristalina desejadas para o uso comercial a que se destinam.”
Histórico
5000 a.c. → Objetos metálicos na forma de facas, pontas de lanças, moedas e artefatos domésticos. Artesãos das eras das civilizações gregas e romanas (cobre e bronzes). 2000 a.c. → Armamentos e escudos (ferro). 500 a.c. → Esculturas religiosas.
Histórico
Atualmente → Infinidade de processos e equipamentos estão a disposição dos fundidores, mas os princípios básicos da fundição continuam sendo os mesmos de milhares de anos. - Fundidos com maior precisão; - Maior controle e segurança; - Previsão de resultados via modelamento de fenômenos envolvidos na solidificação do metal dentro do molde.
Processos de Fundição
O uso da fundição tomou proporções imensas: - Praticamente qualquer produto metalúrgico passa durante sua confecção, por um estágio de fundição.
Matéria-prima metálica Pó Fluxograma de fabricação de produtos metalúrgicos Lingote Conformação Produto semi-acabado Líquido Fundido
Metalurgia do pó
Usinagem
Soldagem
Produto final
Características do processo de fundição
Praticamente não há limite de peso. Produtos com pesos variando desde algumas gramas até dezenas de toneladas; Complexidade de formas, tanto internas quanto externas (incomparável com outros processos); Ampla gama de materiais (pode-se fundir a maioria dos metais e ligas);
Características do processo de fundição
Ampla gama de propriedades possível de se obter: - Controle de composição - Estrutura - Acabamento
Propriedades mecânicas do produto final
Características do processo de fundição
Versatilidade de produção (tanto pequenas quanto maciças escalas de produção); Baixo custo; Elevada precisão dimensional e acabamento podem ser obtidos pela escolha apropriada do processo de fundição.