Algoritmo e programação
ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO
ANÁPOLIS
2013
Passo 2.
Noção de Algoritmos
Algoritmo e um conjunto finito de regras sobre as quais se pode dar execução a um dado processo. (KNUTH 73 VI) A Analises de qualidade de um algoritmo e o tempo de execução e a quantidade de memória que ele utiliza, geralmente dependem do tamanho da entrada que deve processar. O tempo de execução e o espaço alocado são os dois fatores formando a complexidade computacional ou simplesmente complexidade de um algoritmo.
Exemplo de algoritmo:
[pic]
Pseudo Linguagem
E a seqüência de comandos para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. Pseudo linguagem tem que possuir inicio < declarações de variáveis> estrutura de dados < ações > algoritmo, fim.
Estrutura de um Programa
Determina seguir uma ordem predeterminada. A construção de um algoritmo segue a seguinte ordem: 1. Nome do programa 2. Inclusão das bibiliotecas utilizadas 3. Declaração das variáveis globais 4. Criação dos procedimentos e funções 5. Indicador do início do programa (Begin) 6. Código principal 7. Indicador de fim do programa (End.)
Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis
São dados atômicos no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples os tipos primitivos podem ser: ➢ Numéricos Os tipos numéricos estão entre os primeiros implementados pelas linguagens de programação. A maioria das linguagens oferece tanto representações dos números inteiros, [pic], como representações dosA Tabela 1 mostra os principais operadores aritméticos, a forma como são representados e exemplos de como utilizá-los.
Tabela 1 – Operadores aritméticos.
|Operador |Representação |Exemplo |