Algoritmos e Programação
ENGENHARIA DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Algoritmos e Programação
1º Semestre
Santo André/2013
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Algoritmos e Programação
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao
Curso de Engenharia de Processos de Produção,
Faculdade Anhanguera Educacional S.A., como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro de Processo de Produção.
Orientador: Prof.º Geraldo Zaccaro
1º Semestre
Santo André/2013
Relatório 1 - Conceitos Fundamentais de Programação
Etapa 1 – Passo 2
a) Noção de Algoritmos.
Algoritmo é uma sequencia lógica de informações que define ações simples, bem ordenadas para executar uma tarefa e se chegar a um resultado.
Como criar um algoritmo?
Para criar um algoritmo é necessário utilizar uma sequencia lógica de comandos simples ordenados de modo com que as tarefas fiquem perfeitamente estruturadas. Para definir o fim de um comando e o inicio de outro comando utilizamos “;”. Podem ser utilizados comandos de: comparação, repetição, decisão entre outros para alcançar o resultado desejado, porem os comandos devem ser ordenados seguindo um raciocínio lógico coerente, qualquer erro na lógica refletirá diretamente no funcionamento do programa.
b) Pseudo Linguagem. Pseudo linguagem é uma técnica utilizada para se escrever algoritmos de forma simples utilizando apenas a linguagem humana para definir a ordem dos comandos e a sua lógica entre si. Desta maneira quem desenvolve o programa tem mais facilidade para definir os comandos e sua sequencia, estudar o funcionamento de pequenos blocos e estruturas sem ter que se preocupar com as técnicas de cada linguagem de programação que possa ser utilizada. Uma das técnicas de se escrever algoritmos é o Portugol, que inclusive dispõe de softwares para facilitar a escrita dos algoritmos.
c) Estrutura de um Programa. A estrutura de um programa é a