Vida de camões
MACAPÁ/AP
19/06/2012
INTRODUÇÃO
Luis Vaz de Camões nasceu em 1524 ou 1525, e é considerado o maior poeta português, que também é conhecido mundialmente por suas grandes obras. Luis de Camões teve uma vida difícil, onde ele soube aproveitar suas dificuldades para lhe servirem de “motivação” para escrever a maior parte de suas obras, onde grande parte, segundo o próprio ator, foram de fato escritas durante um “mal tempo”. A obra mais conhecida de Camões é “Os Lusíadas”, que também é conhecida mundialmente e seus textos e poemas são usados em livros didáticos até hoje.
Luís de Camões nasceu em 1524 ou 25, provavelmente em Lisboa, filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá.
Tudo parece indicar, embora a questão se mantenha controversa, que Camões pertencia à pequena nobreza. Um dos documentos oficiais que se lhe refere, a carta de perdão datada de 1553, dá-o como “cavaleiro fidalgo” da Casa Real. A situação de nobre não constituía qualquer garantia económica.
Os vastos conhecimentos e cultura do poeta são normalmente justificados por este ter frequentado o ensino superior. Camões provavelmente estudou em Coimbra, pelo facto de se referir, na lírica, a “longo tempo” passado nas margens do Mondego, ligado à circunstância de, pela época que provavelmente seria a dos estudos, um parente de Camões, D. Bento, ter ocupado os cargos de prior do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e de professor da mesma Universidade, levou à constatação que Camões ter estudado em Coimbra, frequentando o mosteiro de Santa Cruz.
Mas nenhum documento atesta a veracidade desta hipótese, embora não haja dúvida de que o poeta tenha passado pela Universidade.
Antes de 1550 estava a viver em Lisboa, onde permaneceu até 1553. Essa estadia foi interrompida por uma expedição: A Ceuta, onde foi ferido e perdeu um olho.
Em Lisboa, participou com diversas poesias nos divertimentos poéticos a que se entregavam os cortesãos; relacionou-se através desta