Vida e Obra de Camões
3. Desconhece-se a data e local exacto onde Camões terá nascido, no entanto admite-se que nasceu entre 1517 e 1525 . A sua família, de origem galega, fixou-se no concelho de Chaves, na freguesia de Vilar de Nantes, e mais tarde mudou-se para Coimbra e para Lisboa, ambos lugares reivindicam ser o local do seu nascimento. O pai de Camões chamava-se Simão Vaz de Camões, a sua mãe Ana de Sá e Macedo. Camões era por via paterna trineto do trovador galego Vasco Pires de Camões e, por via materna, aparentado com o navegador Vasco da Gama.
4. Da família Camões sabe-se, presentemente:
5. U. de Coimbra Durante algum tempo viveu em Coimbra , onde frequentou o curso de Humanidades, provavelmente no Mosteiro de Santa Cruz, onde o seu tio D. Bento de Camões era padre. Não existem registos da passagem do poeta por Coimbra, contudo a cultura refinada dos seus escritos torna a única universidade de Portugal da altura o lugar mais provável da sua educação.
6. Coimbra, séc. XVI
7. Lisboa nos inícios do séc. XVI. Duarte Galvão, Crónica d'el Rei Dom Afonso Henriques , c. 1520 Entre 1542 e 1545 viveu em Lisboa, trocando os estudos pela presença na corte de D. João III, conquistando a fama de poeta e de feitio altivo.
8. Através da sua ligação à casa do Conde de Linhares, a D. Francisco de Noronha, e provavelmente como preceptor do filho de D. António, em 1549 viajou para Ceuta , seguindo a carreira militar e por lá permaneceu até 1551 . Foi em Ceuta que em combate perdeu o seu olho direito mas ainda assim manteve as suas potencialidades de combate.
9. Quando regressou a Lisboa não demorou a voltar à vida boémia. São-lhe atribuídos vários amores, não só por damas da corte mas até pela própria irmã do Rei D. Manuel I. Segundo Manuel de Faria e