Jac motors
O presente estudo tem como foco analisar a gestão e o cotidiano da corporação chinesa JAC MOTORS, tendo como base o funcionamento desta no Brasil e, mais especificamente, na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará.
Para se chegar a tal objetivo, esta produção propõe-se a conhecer a história do grupo, remetendo aos primórdios de sua fundação no continente asiático, abordando o processo de expansão pelo mundo, a negociação com o Grupo SHC – representante da montadora em terras tupiniquins – até de fato abordarmos a fixação e desenvolvimento da corporação no Brasil, pontuando traços como sua estratégia de marketing e a relação com seu quadro de colaboradores. Por fim, é feito um breve cenário comparativo, onde se busca encontrar o nascedouro ideológico da entidade, a partir da identificação de pontos presentes em diferentes teorias que foram estudadas em sala de aula.
METODOLOGIA
Este estudo foi desenvolvido através de duas etapas: pesquisa de campo e análise bibliográfica. Em um primeiro momento foram coletadas informações da empresa através de funcionários que atuam tanto em cargos de gestão como operacionais, onde estes através de entrevistas explanaram pontos que passaram pela história do grupo desde seu país de origem ao Brasil à relatos da vida cotidiana do funcionário. Em um momento posterior pôde-se avaliar os dados coletados no processo investigativo e analisar textos teóricos, aliando assim prática à teoria.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A JAC Motors foi fundada em 1964, na China, com o nome Jianghuai Automobile Co. Ltda. e inicialmente dedicava-se à produção de caminhões. Atualmente, produz uma diversificada linha de veículos, que atendem aos diversos segmentos do mercado automobilístico.
A empresa mantém um centro nacional de pesquisa e desenvolvimento em Hefei e, em 2005, inaugurou seu primeiro centro de design internacional em Turim, na Itália, em cooperação com o estúdio Peninfarina. No ano seguinte, foi inaugurado seu segundo