vida de camões
Vida de Camões:
Luís Vaz de Camões foi um dos mais célebres poetas de Portugal e do Ocidente.
Não é muita a informação sobre a sua vida, mas diz-se ser nascido em Lisboa e não era um homem de grandes posses, mas, apesar de tudo, teve muitos conhecimentos sobre a literatura e a história antiga e moderna. Provavelmente, estudou na Universidade de Coimbra, porém foi na corte de D.João III onde iniciou a sua carreira como poeta lírico e onde viveu grandes amores.
Perdeu um olho numa batalha em África, quando quis ser militar devido a um amor frustrado.
Camões foi várias vezes preso começando em Portugal por ter ferido um servo do Paço. Dessa vez foi perdoado, voltando-se para Oriente, local onde esteve muitos anos e onde também foi preso, combateu ao lado das forças portuguesas e escreveu uma obra de grande importância nacional: Os Lusíadas.
- Obra principal: Os Lusíadas
Esta obra foi publicada quando Camões voltou à pátria.
Os Lusíadas são a culminação de toda uma cultura e uma civilização e é uma obra épica. A obra divide-se em dez partes, às quais chamamos de cantos. É constituída por 1102 estrofes, que são oitavas, ou seja, constituídas por oito versos, que, na sua maioria, são heróicos. A ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da História de Portugal, glorificando o povo português. É nos Lusíadas que se encontram diversas hipérboles, muitas associadas ao povo português, pois, para Camões, este era, sem dúvida, o melhor povo do mundo. Inicia-se ‘in medias res’. A narrativa organiza-se em quatro planos: o da viagem e o mitológico, em alternância. As considerações pessoais aparecem normalmente no final dos cantos e constituem a visão crítica do poeta sobre o seu tempo.
Mapa da viagem:
-Obras que escreveu:
Era um homem