Victor Brauner
ESSE ARTISTA FEZ SELFIE:
O AUTO-RETRATO NA HISTÓRIA DA ARTE
VICTOR BRAUNER
Esse artista fez selfie: O auto-retrato na História da Arte
Victor Brauner
O grupo escolheu o artista estrangeiro Victor Brauner, analisando suas obras artísticas de “selfie”. A razão da escolha do artista surgiu nas pesquisas sobre os movimentos artísticos e obras de “selfies”. Encontramos Brauner que nos chamou atenção com suas obras agressivas, chamativas e enigmáticas.
Victor Brauner, artista romeno, judeu, escultor, escritor, fotógrafo e pintor de obras surrealistas, nasceu na Romênia em 15 de junho de 1903 e morreu em Paris em 12 de março de 1966. No início de seus estudos, tinha interesse em zoologia, mas logo se interessou pela pintura de paisagens, inspirando-se no pintor francês pós-impressionista Paul Cézanne. Em suas experiências artísticas, praticou o dadaísmo, o abstracionismo e o expressionismo em suas artes, antes de começar a praticar o Surrealismo e se engajar no estilo. O artista trabalhou muito com ilustrações e arte fotográfica. Os trabalhos mais importantes dele são obras surrealistas e coloridas. A primeira exposição de Victor Brauner aconteceu em 1924 em Bucareste, onde expôs sua obra polêmica "Cabaret" (cristo em um cabaré). Realizou a sua primeira exposição individual em 1934, na Galeria Pierre. Em 1966, foi escolhido para representar a França na Bienal de Veneza.
Temas egípcios foram explorados pelo artista. Os trabalhos de Brauner, durante toda sua existência, flutuam livremente entre uma simplicidade de cores e traços sem muita elaboração de imagens e ideias, até uma complexidade que exige pensamento e interpretação. A mulher é um tema bastante explicito, sendo retratadas em cores mais vivas, na maior parte das ocasiões misturada com animais. Também pintou olhos de maneira obsessiva, fantasias da arte surrealista, se libertando da razão e da