Marketing
“A pesquisa de marketing corresponde a elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa.É a função que conecta o consumidor, o cliente e o público ao profissional mercadológico através de informações que usadas para identificar e definir oportunidades e problemas, para gerar, refinar e avaliar ações de mercado para monitorar o desempenho organizacional para melhorar a compreensão do marketing como processo. A pesquisa de marketing especifica a informação requerida para abordar essas questões, formula o método para coletar informações, gerencia e implementa o processo de coleta de dados, analisa os resultados e suas implicações”. (KOTLER, KELLER, 2006)
Tipos de Pesquisa
Conceitos de pesquisa probabilística
É quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.
A grande vantagem deste método é que os resultados obtidos na pesquisa podem ser projetados para a população total.
Conceitos de pesquisa não probabilística
Amostras não probabilística é a opção para estudos devido à sua simplicidade ou quando não é possível ter uma amostra tão definida para se obterem amostras probabilísticas. As técnicas não probabilísticas são utilizadas quando não se conhece a probabilidade de um elemento da população a ser escolhido para participar da amostra. Em alguns estudos descritivos ou exploratórios pode não ser necessária a preocupação em conhecer esta probabilidade. Principalmente quando não é objetivo do estudo, fazer generalização dos resultados das análises estatísticas da amostra para a população de onde a amostra foi retirada.
É importante