A Contribuição da Contabilidade para o Orçamento Familiar
ARICEL AMADA VAZ
A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA O ORÇAMENTO FAMILIAR
PONTA PORÃ
2013
ARICEL AMADA VAZ
A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA O ORÇAMENTO FAMILIAR
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Introdução à Metodologia e Pesquisa do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campus Ponta Porã/MS.
Orientado: Prof. Ms. Carlos Jaelso Albanese Chaves
PONTA PORÃ
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1.1 QUESTÃO DE PESQUISA 5
1.2 OBJETIVO GERAL 5
1.3 JUSTIFICATIVA 6
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
2.1 A NECESSIDADE DE SE USAR A CONTABILIDADE 7
2.2.1 A falta de planejamento familiar 8
2.2 O ORÇAMENTO FAMILIAR COM O AUXILIO DA CONTABILIDADE 10
2.2.2 Como se efetuar um planejamento financeiro 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Para Iudícibus et al., (2007) na qualidade de ciência social aplicada a contabilidade vem com uma metodologia usada para interpretar e verificar os acontecimentos que interferem na formação do patrimônio de qualquer entidade seja ela de pessoa física, ou jurídica com ou sem fins lucrativos. Bem como o Ibracon (1992) conceitua como usuário da contabilidade toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse em avaliar a situação, assim como o progresso de determinada entidade, seja esta, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar.
Dessa forma Cerbasi (2005) e Ruiz (2003), postulam que o individuo deve ter o conhecimento para administrar suas finanças para que assim evite um desperdício de recursos e acarretamento de endividamentos pessoal ou familiar. Saber como utilizar os recursos e praticar o planejamento financeiro familiar pode auxiliar as famílias na preparação e organização das suas finanças. Porém Almeida (2011), afirma que a inúmeras famílias endividadas, pois seus gastos são superiores aos seus rendimentos arredados. Almeida (2011) e Pires