Vices- Reinos
Índice [esconder]
1 História
2 Demografia
3 Ver também
4 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
Os Habsburgo foram os fundadores do Império Mundial Espanhol e quem o governou de 1516 a 1714. Eram uma dinastia de origens alemãs, com dois grandes ramos: o espanhol e o austríaco. Esta dinastia teve uma política tal que, salvaguardada a devida proporção de poder, as partes integrantes do seu Império (os vice-reinos) tinham una relativa liberdade e autonomia.
No caso da Nova Espanha, o génio desta dinastia, foi que durante a fundação da Colónia, utilizaram e tomaram vantagem das estruturas pré-existentes na sociedade pré-hispânica para implantar sobre elas a sua estrutura de poder. Isto só foi possível pela participação activa e voluntária dos senhorios indígenas.
Antes da chegada dos espanhóis, a sociedade pré-hispânica era integrada por um sem-fim de senhorios relativamente pequenos onde à cabeça estava o Tlatoani. Estes senhorios estavam por sua vez integrados em outros corpos políticos mais ou menos desenvolvidos, como as Alianças Tlaxcaltecas, as Coligações Maias no Iucatão e Chiapas, o Reino Purepecha de Michoacán e o Império Mexica".
Os Mexica "tinham absorvido, ou tinham absoluto controlo político, sobre algumas dezenas e impunham tributo sobre seis ou sete centenas mais". À chegada dos