Vice-Reino da Nova Espanha
Na América foi fundado o primeiro vice-reino em 1535: a partir das terras conquistadas por Hernán Cortés no México indo em direção ao norte (EUA), a região passou a ser o Vice-Reino da Nova Espanha, controlado por um vice-rei escolhido pelo Conselho das Índias, fiel ao rei da Espanha. Em 1543 foi fundado o Vice-Reino do Peru e dessa forma os adelantados tiveram seus poderes anulados e os ayuntamientos passariam a obedecer aos vice-reis escolhidos.
Assim, todo sonho de poder e privilégios que tinha povoado a cabeça de inúmeros homens que se embrenharam na América caíram por terra: todos eles perderam seus privilégios.
Em meados do século XVI a coroa da Espanha se impunha como a senhora suprema das colônias do Novo Mundo, ou pelo menos era o que parecia.
Os reis e os nobres espanhóis (que nunca colocaram os pés na América), não compreenderam a imensidão e a grande diversidade do continente, e acabaram impondo leis que não correspondiam à realidade, por isso mesmo eram quase sempre descumpridas. Ou então, a enorme riqueza, a distância e a dificuldade de fiscalização gerava uma rede de corrupção infinita e quanto mais a coroa castelhana tentava se impor à administração da América, mais essas redes surgiam.
Uma frase sintetiza a relação dos colonos espanhóis na América com as imposições da coroa: "Obedeço, mas não cumpro!".
o longo de três séculos, enquanto se operava a profunda mestiçagem de sangues e culturas que deu origem à grande nação mexicana, a Nova Espanha constituiu uma das vigas mestras do império colonial espanhol e, com a prata que enviou para Madri, alimentou os alicerces do capitalismo moderno.
Nova Espanha foi o primeiro vice-reino da América, criado por uma carta régia espanhola de 1535. Estendeu-se do istmo do Panamá aos atuais estados americanos da Califórnia, Texas e Novo México, além de incluir as possessões do Caribe e as Filipinas. Durante seus 286 anos, a Nova Espanha teve 61 vice-reis e ao se