maiores montanhas do mundo
América do Norte: As Montanhas Rochosas (ou Rochosas) são uma importante cordilheira localizada na América do Norte ocidental. As Montanhas Rochosas prolongam-se por mais de 4.800 quilómetros (2.980 milhas) a partir da parte norte da Colômbia Britânica, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto é o Monte Elbert localizado no Colorado, em 4.401 metros (14.440 pés) acima do nível do mar. Embora partes da Cordilheira do Pacífico da América do Norte, as Montanhas Rochosas são distintas da Cadeia Costeira do Pacífico (tal como referido no Canadá) ou do Sistema de Montanhas do Pacífico (como é conhecido nos Estados Unidos), que se situa junto à costa do Pacífico.
América do Sul: A Cordilheira dos Andes (em língua quechua: Anti(s)) é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.
África: A cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2400 km através do Marrocos, da Argélia e da Tunísia, e ainda inclui Gibraltar. O pico mais alto é o Jbel Toubkal, com 4167 m, localizado no sul do Marrocos. As montanhas do Atlas separam as margens do Mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara. A população dessas montanhas é constituída principalmente de berberes no Marrocos e de árabes na Argélia.
Europa: Os Alpes são um dos grandes sistemas de cordilheiras da Europa e estendem-se da Áustria e Eslovénia, a leste, através da Itália,