Cadeias de Montanhas
As montanhas nada mais são do que formações de relevos da superfície terrestre que normalmente acabam se elevando para um topo mais estreito em formato de cume, originando assim as chamadas escarpas. Elas são consideradas como as maiores elevações existentes no mundo e ainda depressões. Com isto é possível se apresentar de acordo com extensos alinhamentos de relevo ou ainda sob uma forma de montanhas totalmente isoladas estas que em sua grande maioria acabam surgindo associada a fenômenos vulcânicos. Na Terra podemos dizer que todos os extensos alinhamentos existentes de relevos que cruzam os oceanos e ainda continentes tem uma origem especial e diferenciada, estas são ligadas diretamente ao movimento das grandes placas litosféricas terrestres. Contudo dentre todas estas estruturas as cadeias de montanhas são as que melhor poderão se tornar conhecidas e as que certamente foram objeto de mais antigas investigações científicas quando o assunto é a geologia terrestre.
Como Acontecem as Formações de Montanhas
As formações montanhosas acontecem através de uma série de processos considerados geológicos, e assim podemos levar em conta que existem pelo menos quatro tipos de montanhas as montanhas vulcânicas, as erodidas, as falhadas e as dobradas.
Um Pouco mais Sobre as Montanhas Vulcânicas
Estas são mais conhecidas como vulcões, e apresentam em sua grande maioria uma parte que é emersa e ainda por sua vez faz parte de uma grande sucessão de grandes vulcões. Com isto uma região com sucessão de vulcões por exemplo é o Havai. O vulcão chamado de Mauna Kea (4.205 m) é considerado como um exemplo típico de uma montanha vulcânica.
As Montanhas Erodidas
As montanhas erodidas são sempre formadas por um fenômeno de grande erosão, estas as quais já foram feitas através do sistema de rochas Sedimentares. Com isto as águas, os ventos e ainda variações de temperaturas e seres vivos geram um bom desgaste das rochas. Ao mesmo tempo é possível se ter o