Psicologia da multidão
MULTIDÃO diferente de MASSA
MASSA: é uma reunião de indivíduos quaisquer, independentemente de sua nacionalidade, sua profissão ou sexo, independentemente também dos acasos que os aproximam.
MULTIDÃO: do ponto de vista psicológico, multidão é uma aglomeração de indivíduos que possui características novas muito diferentes daquelas de cada indivíduo que a compõe. É a ideia de alma coletiva, um grupo de pessoas que tendem a homogeneidade.
Um show, carnaval, etc não é necessariamente uma multidão, que é passional e irracional. A multidão tem efeito de contágio (dispersar a multidão quebra o contágio, lembrando que nem todo contágio determina um efeito multidão) e está nos extremos, age de forma desproporcional.
Para ser m ultidão é preciso haver a influência de certos estímulos. A multidão deriva da massa a partir desses estímulos. A multidão é HOMOGÊNEA.
Características importantes da multidão: desaparecimento da personalidade consciente e orientação dos sentidos e dos pensamentos no mesmo sentido.
Uma multidão é uma alma coletiva, transitória e com características muito nítidas.
A multidão é um ser provisório, composto por elementos heterogêneos por um instante amalgamados, exatamente como as células de um corpo vivo formam por meio de sua reunião um novo ser que apresenta características muito diferentes daquelas que cada célula possui.
Milhares de indivíduos separados podem em um dado momento, sob influência de certas emoções violentas, um grande acontecimento nacional, por exemplo, adquirir as características de uma multidão.
Meia dúzia de homens podem constituir uma multidão, ao passo que centenas de indivíduos reunidos acidentalmente podem não constitui-la (a multidão é numerosa no sentido de ser formada por um grupo de pessoas). É qualitativa, não quantitativa.
Sentimento e moral da multidão: impulsividade, instabilidade e irritabilidade.