Geografia
Elas se destacam por apresentar altitudes superiores às das regiões vizinhas. As montanhas mais elevadas resultam de dobramentos, isto é, de forças internas que provocaram enormes dobras nas rochas.
Tanto nos continentes como nos oceanos, existem montanhas de dobramentos. São as montanhas jovens ou típicas, que se formaram no período Terciário. Podemos citar como montanhas de dobramentos: os Alpes, na Europa, os Andes, na América do Sul, as montanhas rochosas da América do Norte e o Himalaia, na Ásia. As montanhas mais velhas e mais baixas também são resultados de dobramentos, mas foram muito erodidas e, consequente rebaixadas ao longo dos anos.
Existem outros tipos de montanhas: as montanhas vulcânicas, originárias de vulcões, e as montanhas constituídas por blocos falhados, isto é, por áreas que sofreram dobramentos e rupturas ou falhas nas rochas, tendo uma parte ficado erguida acima da outra.
Pesquisar o site
Home Serra do Espinhaço
A Associação
Voluntariado
Serra do Espinhaço
Vida ao Ar Livre
Participe
Passatempos
Programação
Novidades
Faça Contato
Parceiros
Marcadores
Serra do Espinhaço Cultura de Montanha Montanhas Cordilheira do Espinhaço Voluntários Voluntariado Brasil Unidades de Conservação Itacolomi Diamantina Ouro Preto Turismo Hiking Caminhadas Trilhas Biodiversidade